terça-feira, 30 de junho de 2015

Aluno de Juruti consegue 1º lugar na prova de Língua Portuguesa do Sispae

Fábio Orvácio da Silva Coimbra se
classificou em 1º lugar na prova do
Sispae
Esse resultado á a comprovação da seriedade com que a atual administração municipal de Juruti vem tratando a educação nos últimos três, tendo à frente o prefeito Marco Aurélio Dolzane do Couto e o vice-prefeito Jonas Morais e a professora Régia Pinheiro à frente da Secretaria de Educação. “Não temos poupado esforços em nosso governo para melhorar cada vez a educação em Juruti. Recentemente aprovamos o Plano Municipal de Educação que garante muitos direitos aos profissionais valorizando cada vez mais essa categoria, pois entendemos que só pela educação um país, um estado, um município se desenvolve”, analisou o prefeito de Juruti.  
O professor José Luís Gonçalves de Melo e o aluno Fábio Orvácio da Silva Coimbra serão homenageados, em Belém, no dia 1º de julho, por terem se destacado no SIPAE – Sistema Paraense de Avaliação Educacional. O aluno, de 12 anos e que cursa o 5º ano do Ensino Fundamental na Escola Batista Dilma Roosli, conquistou a maior nota na prova de Língua Portuguesa aplicada no ano passado.
Serão reconhecidos os alunos, turmas, escolas e municípios com melhores desempenhos em Língua Portuguesa e em Matemática no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio. A homenagem será prestada pelo Grupo de Parceiros Estratégicos do Pacto pela Educação do Pará, coordenado pelo Instituto Synergos, em parceria com a SEDUC.
A Cerimônia de Reconhecimento será realizada em Belém no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Durante a cerimônia, os seis alunos com melhor resultado em cada série e disciplina serão premiados com smartphones.
“Estou muito feliz em saber que conseguimos a melhor nota na avaliação de Língua Portuguesa e isso é um incentivo a mais para estudar”, destacou o estudante Fábio Orvácio da Silva Coimbra.
Entre os professores e gestores agraciados que estiveram presentes serão sorteadas duas Jornadas de Aperfeiçoamento de 4 dias em Nova York (EUA), incluindo passagens, estadia, diárias e um programa de visita a escolas. Esse evento visa reconhecer e valorizar o enorme esforço e comprometimento na melhoria dos resultados da educação no Estado do Pará.
A secretária de Educação de Juruti, Régia Pinheiro, e a vice-diretora da Escola Batista, Giderlane Cohen, vão participar da programação.

O professor José Luís Gonçalves de Melo atua na educação de Juruti há mais de 15 anos, dos quais 11 são dedicados à Escola Batista Dilma Roosli. É formado em Pedagogia e Pós-Graduado em Língua Portuguesa. Para ele, esse resultado é muito importante não só para ele e para o aluno, mas para a comunidade escolar e para o município de Juruti. “Que sirva de incentivo a mais para todos nós, que possamos nos dedicar cada vez mais à sala de aula e aos nossos alunos. Acredito que a educação possa proporcionar a mudança que tanto precisamos para o nosso país”, destacou o professor.

Paysandu joga hoje pela liderança na Série B do Brasileirão

Se vencer hoje o papão assume a liderança da
Série B pela primeira vez
De olho na liderança da Série B do Campeonato Brasileiro, o Paysandu enfrenta o Atlético-GO, hoje, a partir das 18h30, no Mangueirão, que deverá receber o maior público em jogo do time bicolor, em Belém, na competição. Até ontem, 21.800 ingressos já haviam sido vendidos. Além dos torcedores que adquiriram as entradas antecipadas, são aguardados ainda muitos sócios bicolores.
O fato de o Papão reunir chances de assumir a liderança da Segundona tem motivado a Fiel. Com 19 pontos na tabela, o time é o vice-líder, atrás apenas do Botafogo-RJ, que soma 20 pontos. Com uma vitória, a equipe bicolor passará a somar 22 e até o próximo sábado (4), quando o alvinegro carioca vai enfrentar o Sampaio Corrêa-MA, no Rio, ficará em primeiro.
Os demais integrantes da zona de classificação são Bahia-BA e Náutico-PE, terceiro e quarto colocados, somam 18 pontos, portanto, sem condições de brigar, já nesta rodada, a 10ª do campeonato, pela liderança.
O Papão entra em campo com dois desfalques: o zagueiro Gualberto e o volante Fahel, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Os substitutos são Fernando Lombardi e Fernando Aguiar. O resto do time será o mesmo dos últimos jogos, inclusive com a dupla de ataque formada por Aylon e Leandro Cearense, que por enquanto marcou apenas três gols em nove jogos da equipe. O principal artilheiro da equipe ainda é o lateral-direito Yago Pikachu, autor de quatro gols na competição.
Os goianos vêm a Belém dispostos a surpreender para poder respirarem mais aliviados na tabela. A equipe vem de um empate diante do Paraná-PR (1 a 1), na 18ª colocação, com apenas nove pontos, portanto, na zona de rebaixamento.
(Diário do Pará)

Com resultado polêmico, Caprichoso é o CAMPEÃO de 2015

Diretoria do Caprichoso ignora polêmica e
comemora o título de 2015
O Caprichoso saiu o grande vencedor do 50º. Festival Folclórico de Parintins no início da tarde desta segunda-feira, a derrotar o rival Garantido, em resultado polêmico, após apuração dos jurados no Bumbódromo. Na contagem final o Caprichoso obteve 1.254,3 contra 1.254,8 pontos. A vantagem favorável ao bumbá que defende as cores azul e branco foi de 12,5 pontos. Antes da abertura das cédulas de votação o presidente da Comissão Julgadora, Sandro da Gama de Araújo, de Alagoas, anunciou que o pedido da diretoria do Garantido de anulação das três noites e proclamação dos dois bois campeões não havia sido aceito. A denuncia de vazamento de áudio de suposta compra de jurados, da parte do Caprichoso, no entendimento da Comissão Julgadora não tinha fundamento e nem amparo legal.   

O caso mais estranho da contagem dos votos, que ocorria sob os protestos de fiscais do Garantido, na sala da Secretaria de Cultura do Estado, foi o fato de o Caprichoso ter vencido a noite do dia 26 de junho, sexta-feira. Nesta noite o Caprichoso se apresentou debaixo de forte temporal e teve sua evolução prejudicada, segundo seu próprio presidente Joilto Azêdo.

Nesta noite de abertura foi a maior diferença a favor do boi azul: 6,8 pontos na frente contra 4,6 do vermelho, para o espanto de muitos. Até o ritual indígena que o Caprichoso deixou de apresentar na primeira noite recebeu 10 dos jurados e o Garantido saiu perdendo de feio neste item.

A partir da vitória na primeira noite a vantagem do boi Caprichoso não parava de crescer. No dia 27 venceu com diferença de um décimo e  fechou a última com  4,6 a frente do adversário. Dois jurados, entre eles José Medeiros, de Brasília, foram os carrascos do Garantido.

“Foi à vitória de muito trabalho. Nos organizamos para ganhar esse título”, afirmou Joilto. Sobre a chuva, onde o Caprichoso havia informado que tinha sido prejudicado na apresentação, o presidente disse que a noite foi o grande combustível para a vitória. “Foi a chuva que motivou a nossa galera”, completou.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Mantida para hoje a apuração do Festival de Parintins

Depois de muita polêmica apuração está
confirmada para às 11 horas hora do Amazonas
O campeão do Festival de Parintins será conhecido nesta segunda-feira, às 11h na sala da Secretaria de Cultura do Estado, que funciona nas dependências do Bumbódromo.
 A comissão julgadora do 50º Festival Folclórico de Parintins, composta por nove jurados, assistiram às apresentações distribuídos em diversas cabines situadas em pontos diferentes no bumbódromo. Três cabines estão localizadas ao lado direito, mais três ao lado esquerdo e as três restantes localizam-se em frente à arena.
 Os jurados do Estado de Góias são: Diones Ferreira Correntino, Rafael Guarto dos Santos, Mateus Bertone da Silva; do Distrito Federal: José Medeiros, André Luiz Mendes de Araújo, Alda Lúcia Monteiro de Souza. Representam o Estado de Alagoas os jurados: Almir Santos de Medeiros, Ronaldo de Andrade Silva e David Farias Torres Chagas e também o presidente da comissão julgadora, Sandro Gama de Araújo.

domingo, 28 de junho de 2015

GARANTIDO reverencia Lindolfo e seus Santos, na segunda noite

O boi Garantido fez uma segunda noite folclórica e evocou Lindolfo Monterverde para brincar de boi. Até um áudio inédito do mestre foi divulgado no Bumbódromo. Lindolfo Morreu em 1979. Envolto em saudosismo e religiosidade o Garantido trouxe também seu santo protetor, São José e iniciou a festa cantando seu hino a padroeira de Parintins, Nossa Senhora do Carmo.

A fé do povo da Baixa foi reproduzida a todo instante, como por exemplo, na Romaria das Águas, figura típica da noite. A toada conta a passagem dos romeiros devotos dos santos que exaltam sua crença com a realização de procissões fluviais.

Assim, como na primeira noite, o Garantido usou a arena para teatralizar com seus personagens de cena, mas peca no excesso do discurso, não muito comum para uma galera frenética que é acostumada a dançar e a cantar a todo instante.

CAPRICHOSO faz devoção a Nossa Senhora na segunda noite

POR KETHLEEN REBELO (DeAmazônia)

O Boi-Bumbá Caprichoso abre a segunda noite do 50º Festival Folclórico de Parintins apresentando o item Figura Típica Regional e Exaltação Folclórica com o tema “Romeiro da Amazônia e a Arte da Criação”. A gigantesca alegoria de aproximadamente 50 metros foi executada pelos artistas Pajó Carvalho e Nanôca Costa.
Foram dois momentos numa mesma sequência.

A Figura Típica Regional mostrou a fé do povo ribeirinho em uma procissão de fieis onde foi possível perceber visivelmente os traços das influencias culturais
daquele povo que chegaram à Amazônia e foram sincretizados com a religiosidade cabocla em Parintins.

Na ocasião o público presente também pôde assistir a devoção dos romeiros amazônicos pela Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins, pedindo proteção de joelhos e rezando Ave Maria em louvou a
padroeira.

Noite não é ANULADA, após reunião com Governo e Patrocinadores

A primeira noite do 50º Festival Folclórico de Parintins será pontuada normalmente, apesar da forte chuva que atingiu o município de Parintins (a 369 km de Manaus), no último dia 26 de junho, durante a apresentação oficial do boi-bumbá  Caprichoso. A decisão foi tomada pelo próprio presidente da agremiação, Joilto Azedo, ao desistir do pedido formulado após a conclusão da apresentação do boi no dia 26, no qual requeria a anulação das apresentações.
 Em reunião com o governador do Amazonas, José Melo, na tarde deste sábado, 27 de junho, que teve presença também do presidente da Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido, Adelson Albuquerque; secretário de Estado da Cultura, Robério Braga; presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Josué Neto, e ainda representantes dos patrocinadores e da Rede Calderaro de Comunicação, ficou acertado que será cumprido o regulamento do Festival, em qualquer circunstância, mesmo que volte a chover, quando caberá ao boi que estiver se apresentando – se achar necessário – solicitar à Comissão Julgadora do Festival, a aplicação do Artigo 16  – que é a interrupção da apresentação, a ser avaliada pelo Corpo de Bombeiro e pelos engenheiros elétricos que trabalham no evento.
O documento de que mantém a pontuação do dia 26 foi assinado por todos presentes na reunião com o governador. De acordo com José Melo, a decisão da Associação Folclórica Boi-Bumbá Caprichoso foi coerente. “Saúdo a boa decisão dos bois na condução do problema, da mesma forma que ressalto o adequado papel do Governo e da Comissão Organizadora do Festival. É importante destacar, ao mesmo tempo, a palavra dos patrocinadores que enfatizaram a necessidade de haver contagem de pontos numa festa grandiosa como o nosso Festival Folclórico de Parintins”, declarou.

sábado, 27 de junho de 2015

Professores se recusam a repor aulas aos sábados

A maioria de professores da rede pública do Estado do Pará rejeitou a proposta de reposição de aulas aos sábados durante o mês de julho, orientado pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc). Sem acordo, a categoria havia proposto ao Governo do Estado que suspendesse o desconto dos dias parados e fizesse a devolução dos cortes ocorridos durante a greve.
O coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), Mateus Ferreira destacou a permanência de impasse entre governo e categoria após a greve. “Os professores não são obrigados a repor as aulas em julho. O governo continua fazendo os descontos na folha de pagamento dos professores. Então, ele tem duas opções: ou contrata 200 mil professores para repor as aulas ou estende o calendário do ano letivo para abril de 2016”.
Dos 73 dias corridos paralisados, 51 dias letivos foram descontados no contracheque dos professores. Iniciados em abril, os descontos continuam ocorrendo, segundo relatos de Mateus Ferreira. “Em abril tivemos desconto referente a março e de abril em maio. Além disso, a publicação normativa feita pela Seduc coloca como horas suplementares o que seriam horas extras, ferindo ainda mais nossos direitos.” 
AULAS EM 15 DIAS
A publicação normativa divulgada no último dia 15 pela Secretaria de Educação apresentava um calendário de aulas no decorrer de quinze dias no período de férias escolares. Em seguida, a Seduc publicou uma errata retificando os dias de aulas para até o dia 04 de julho. Ainda assim, a categoria não aceitou.A Secretaria de Educação do Pará (Seduc/PA) informa que manterá a decisão da justiça e a Instrução Normativa Nº 01, publicada no dia 8 junho, no Diário Oficial do Estado, com o objetivo de assegurar, aos alunos, o cumprimento do ano letivo. A Seduc informa, ainda, que até o final da próxima semana tenha uma decisão definitiva da justiça quanto a reposição das aulas e um calendário letivo pronto.
(Diário do Pará)

Brasil eliminado da Copa América nos pênaltis

Temos que melhorar muito para disputar as
eliminatórias para não ficar fora da Copa do Mundo
(Robinho)
Após empatar em 1 a 1 no tempo normal com o Paraguai, o Brasil mostrou mais uma vez sua incompetência nas cobranças de pênaltis jogando duas bolas para fora com os jogadores Everton Ribeiro e Douglas Costa.
O Paraguai foi melhor nas cobranças e venceu por 4 a 3. O Paraguai vai para a semifinal contra a Argentina e o Brasil vai disputar o terceiro lugar contra o Peru.
Mais uma vez, a Seleção Brasileira mostrou que é fraca com esses jogadores que atuam fora do país, principalmente o zagueiro Thiago Silva que cometeu um pênalti botando a mão na bola de forma infantil quando o Brasil vencia por 1 a 0.

Nove bairros de Santarém ficarão sem energia neste domingo

Por G 1/Santarém
Nove bairros de Santarém, no oeste do Pará terão o fornecimento de energia elétrica interrompido de 8h30 às 14h deste domingo (28).  De acordo com a Concessionária de energia Celpa o desligamento foi programado por solicitação da Eletronorte para manutenção e melhorias.
Os bairros que vão ficar quase seis horas sem energia são: Santíssimo, Santana, Interventoria, Diamantino, Santo André, Urumari, Jutaí, Área Verde e Pérola do Maicá.O desligamento será necessário para realizar manutenção preventiva nas Subestações Altamira e Tucuruí, de responsabilidade da Eletronorte e a Subestação Xingu, de responsabilidade da Isolux. Esse serviço de manutenção tem o objetivo de realizar melhorias no sistema elétrico para aumentar a capacidade de oferta nos municípios.
Em todo o Pará, os municípios Anapú, Vitória do Xingu, Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Senador José Porfírio, Itaituba, Rurópolis, Placas, trairão, zona rural de Aveiro também terão o fornecimento interrompido.

Bumbás concordam em anular 1ª noite do 50º Festival de Parintins, mas decisão não foi tomada

Uma forte chuva atrapalhou, por mais de 1 hora,
o espetáculo do Caprichoso 
(Clóvis Miranda)
As agremiações dos dois bumbás de Parintins já concordaram em anular a primeira noite do 50º Festival Folclórico devido a uma forte chuva que atrapalhou, por mais de 1 hora, o espetáculo do boi Caprichoso. Entretanto, nenhuma decisão foi tomada até agora.
A anulação ou não das notas da 1ª noite só será decidida após uma reunião com membros da Comissão Organizadora do evento, formada por representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Parintins e das agremiações folclóricas Garantido e Caprichoso.
O governador José Melo se reuniu com os presidentes dos bumbás, Joilto Azedo, do Caprichoso, e Adelson Albuquerque, do Garantido, na presença do secretário da SEC, Robério Braga. Os governantes pediram cautela e que a decisão seja baseada em dados técnicos.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Cultura (SEC), a reunião da Comissão Organizadora deverá acontecer ou na noite deste sábado (27) ou pelo menos antes da terceira noite do Festival, no domingo (28).
Anulação
Ontem mesmo, após o término da apresentação, a diretoria do boi Caprichoso solicitou a anulação das notas dos 21 itens da 1ª noite e, duas horas depois, o bumbá Garantido concordou em anular o julgamento do que foi apresentado.
Na noite de ontem, quando o Caprichoso alcançou cerca de 1h de espetáculo, um forte temporal caiu na cidade de Parintins prejudicando o show “Amazônia, o Encontro dos Povos”. O Ritual Indígena “Senhor das Sombras”, item 4, não foi apresentado.
Até ontem, a agremiação Caprichoso precisaria de um parecer técnico do Corpo de Bombeiros para atestar os riscos com o temporal e comprovar os prejuízos causados pela chuva. Joilto Azedo disse, ontem, que toda a iluminação cênica havia sido destruída, e algumas alegorias.
Fonte: Portal A Crítica - Manaus-AM

Decisão sobre anulação da 1ª noite do Festival de Printins poderá sair a qualquer momento

Por: Blog DeAmazônia (Parintins-AM)


Diretoria do Caprichoso se achou prejudicada
por causa da forte chuva durante sua
apresentação
O Caprichoso esperou até o limite para pedir a Secretaria de Cultura do Amazonas ( SEC) a anulação da primeira noite do Festival de Parintins 2015, alegando que foi prejudicado por causa do temporal que caiu durante a evolução do boi, na arena do Bumbódromo. O Caprichoso fazia uma apresentação impecável quando a chuva iniciou. O regulamento reza que quando ocorrer chuva torrencial, a agremiação folclórica poderia paralisar a evolução, esperar por mais 30 minutos e se a chuva não cessasse ingressar com pedido de anulação. Mas o boi azul e branco relutava em não pedir a anulação. “Vamos esperar até a apresentação do ritual indígena para decidirmos”, disse o fiscal Marcio Azedo.

Logo depois antes do encerramento da apresentação do mesmo ritual, o presidente do Caprichoso, Joilto Azedo, o membro do Conselho de Artes, Chico Cardoso, o artista Junior de Souza e o fiscal o juiz Hugo Levy estiveram na sala do comando do Corpo de Bombeiros, que funciona no Bumbódromo. Com a chuva o Caprichoso desligou toda a parte elétrica de alegorias, e mesmo debaixo da chuva e dos ventos fortes evoluiu.  O boi ficou na arena por 2h15. O tempo de apresentação normal corresponde a 2h a 2h30.

Ao final, a direção confirmou do Caprichoso formalizou pedido ao secretário Robério Braga que os votos dos jurados não fossem computados.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Festa junina do Cras fortalece relacionamento social em Juruti

Secretário de Assistência Social Edvander
Batista com beneficiários do Cras/Juruti
O Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS) realizou no dia 25 de junho mais um arraial junino com os beneficiários de todos os programas e projetos que acontecem no CRAS.
Além de inseri-los no calendário festivo do município, segundo o secretário de Assistência, Edvander Batista, é uma forma de fortalecer o vinculo com as famílias dos beneficiários e com a população de Juruti. Não é a primeira vez que a Prefeitura toma iniciativa de inclusão cultural na assistência social. Além da festa junina, também tem o Carnaval, Baile do Conviver, Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal.

“O arraial foi sucesso. Ver a felicidade das pessoas, o envolvimento de toda a equipe de funcionários é o resultado que esperamos. Vale a pena confraternizar com todos. Além de ser uma época colorida, cheia de alegria e é essa com alegria que queremos contagiar a todos de Juruti”, disse a coordenadora do CRAS, Giselle Alves.
Fotos: Frank Wallace (CMC/PMJ)





Juruti apresenta prévia do Plano de Saneamento Básico

Conselheiros apreciaram a apresentação do
Plano Municipal de Saneamento
O Conselho de Desenvolvimento Municipal realizou uma reunião na manhã do dia 25 de junho, tendo como uma das pautas a apresentação prévia do Plano de Saneamento Básico de Juruti, que é coordenador pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, e está em processo de construção.
O local da reunião foi a Câmara Municipal de Juruti, tendo como técnica de planejamento responsável pelo Plano, Gilza Amaral Ribeiro. Representantes de vários segmentos da sociedade jurutiense acompanharam o evento.

A apresentação foi uma forma de debate e de sugestões dos conselheiros para incluir no Plano, o que significa que o documento está sendo construído de forma democrática, tanto pelo Poder Público quanto pelo próprio Conselho.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Prefeitura reinicia asfaltamento de ruas do bairro Maracanã

Ruas do bairro Maracanã estão recebendo os serviços
básicos que culminarão com o asfaltamento
A Prefeitura de Juruti reiniciou esta semana os serviços de asfaltamento das ruas do bairro Maracanã, através de um convênio com o Governo do Estado. Segundo informações da secretária municipal de Infraestrutura, Andréa Alves,  o convênio prevê cinco km de asfalto onde Estado e Município tem suas responsabilidades.
O serviço tem várias etapas até chegar a colocação do asfalto. No momento a Prefeitura já realizou o empiçarramento, compactação do terreno e construção do meio fio. Nesta quarta-feira a rua Raimundo Emídio Santarém começou a receber a piche. A próxima etapa é o colocação do asfalto. O mesmo procedimento será feito nas ruas Boaventura Bentes e Marcos Belicha, totalizando 1.000 metros de asfalto nessa primeira etapa.

Andréa Alves informou ainda que após o asfaltamento a prefeitura realiza a construção das calçadas para concluir o serviço conforme o projeto. 

Estado inicia pagamento de salários mas professores não sabem quanto vão receber

Os funcionários públicos estaduais, da administração direta e indireta, começam a receber os salários de junho a partir de amanhã, 24. Os primeiros beneficiados de acordo com o cronograma da Secretaria de Estado de Administração (Sead) são os inativos militares e pensionistas civis e militares. O cronograma encerra no dia 30, com os servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) da capital e do interior.

Confira o calendário de pagamento da folha de junho:

Dia 24 (quarta-feira) - Inativos militares e pensionistas militares.

Dia 25 (quinta-feira) - Inativos civis, pensionistas civis e pensionistas especiais da Sead.

Dia 26 (sexta-feira) - Auditoria Geral, Casa Civil, Casa Militar, Defensoria Pública, Gabinete da Vice-governadoria, Procuradoria Geral, Sedap, Sectet, Sead, Sefa, Seplan, Semas, Secult, Seel, Sedeme, Sejudh, Sedop, Sespa, Seaster, Setran, Secom, Setur e NAC.

Dia 29 (segunda-feira) - Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, Codec, Ceasa, Cohab, CPC Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, FCG, FCP, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clínicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, Imetropará, Iasep, Igeprev, Imprensa Oficial do Estado, Iterpa, Jucepa, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor-Bio, CPH, NGTM, Fundação Propaz.  

Dia 30 (terça-feira) – Seduc (capital e interior)


Salários de professores indefinidos
Apesar de divulgar que o salários dos profissionais da educação (professores) será pago na terça-feira, dia 30, esses profissionais ainda não sabem quanto vão receber, pois as informações são desencontradas e até hoje não existe lotação oficial no site da Seduc.
Uma das informações é de que o adicional de férias, que vem no contracheque de junho, será pago em cima apenas de 200 horas (150 + 50) e não em cima das horas que o professor está trabalhando atualmente, (uns 225, outros 250 e outros 275). Isso está gerando revolta entre os profissionais que ameaçam abandonar as turmas se não receberem seus salários por completo.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Juruti estreia contra Oriximiná na Copa Oeste do Pará

Seleção de Juruti  está se preparando
para a Copa Oeste do Pará (Foto: arquivo PMJ)
Reunião realizada nesta quarta-feira em Santarém com os presidentes das ligas esportivas das cidades que vão participar da Copa Oeste do Pará, ficou definida a tabela da primeira rodada da competição. Juruti esteve representada pelo presidente da liga local, Ailton Lima.
Segundo Ailton, o selecionado jurutiense estreia na competição no dia 4 de julho contra a seleção de Oriximiná. 
A partida será nos domínios oriximinaenses, mas o torcedor de Juruti terá a oportunidade de prestigiar nosso selecionado no dia 18  de julho contra a seleção de Óbidos.
Fazem parte do grupo de Juruti as seleções de Juruti, Oriximiná, Óbidos e Curuá. 


segunda-feira, 15 de junho de 2015

CONFIRA AS DICAS DE CONCURSOS


Caixa inscreve para programa de estágio

A Caixa Econômica Federal (CEF) publicou edital de processo seletivo visando à formação de cadastro reserva para vagas de estágio em diversas áreas. As oportunidades são para estudantes de níveis médio e técnico e podem surgir a qualquer momento, conforme a demanda de cada unidade do banco, em 25 Estados brasileiros e no Distrito Federal.
O “Programa de Estágio – Formando Profissionais e Cidadãos!” é voltado a alunos do ensino médio regular, matriculados no programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou nos cursos técnicos de finanças, secretariado, administração e informática.
Podem participar estudantes que estiverem com matrícula e frequência efetiva do primeiro ao penúltimo semestre do curso, nos turnos matutino ou noturno, com idade mínima de 16 anos no ato da assinatura do termo de compromisso de estágio. 
Os selecionados atuarão em jornadas semanais de 25 horas, com direito a bolsa-auxílio no valor de R$ 500, mais os benefícios de auxílio-transporte de R$ 130 por mês e seguro de vida.
ETAPAS
O processo seletivo consistirá em prova on-line, que estará disponível para os candidatos até as 23h59 do dia 21 de junho. Durante o teste, os concorrentes responderão 30 questões sobre os temas de língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais (atualidades, geografia, responsabilidade social, meio ambiente e história). Os estudantes terão dois minutos para responder cada pergunta, que apresentará quatro alternativas, sendo apenas uma correta.
Há oportunidades em mais de 800 municípios, nos Estados de São Paulo, Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal.
Os interessados devem efetuar inscrição no site do Ciee até o dia 21 de junho.

Concurso do Inmet tem 9 vagas para Belém

O concurso do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão que faz parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), teve seu período de inscrições adiado por problemas técnicos e as novas datas ainda não foram divulgadas. No total, são oferecidas 242 vagas para profissionais com níveis médio, técnico e superior. 
A carreira na área de pesquisa em ciência e tecnologia dispõe de oportunidades para o cargo de pesquisador nas classes assistente, adjunto e associado. As ofertas são nas especialidades de meteorologia (23 vagas), estatística (2), hidrologia (2), ciência da computação (3), sensoriamento remoto (2) e agronomia (2).
A classe de pesquisador assistente exige curso de mestrado e oferece remuneração de R$ 8.046,93. A modalidade de pesquisador adjunto requer candidatos com doutorado e paga R$ 11.483,49 por mês. Já para atuar como pesquisador associado e ganhar R$ 11.993,69 por mês é necessário ter doutorado e experiência mínima de três anos em pesquisas na área específica.
GESTÃO
Os interessados em atuar na carreira de gestão, planejamento e infraestrutura em ciência e tecnologia encontram chances de níveis médio/técnico e superior. Para os profissionais com ensino superior há ofertas nos postos de analista, tecnologia e tecnologista nas modalidades júnior, pleno I e pleno II. O nível júnior exige apenas graduação na área específica e apresenta vencimento de R$ 5.532,73. O nível pleno I pede mestrado e oferece salário de R$ 8.046,93. Já o nível pleno II requer doutorado e paga R$ 11.483,49.
As vagas para candidatos graduados estão distribuídas do seguinte modo: analista júnior em meteorologia (17); tecnologia em meteorologia (4), telecomunicações (3), estatística (1), jornalista (1), publicitário (1), administrador (10), advogado (3), contador (2) e economista (2); e tecnologista em meteorologia (39), análise de TI (11) e engenharia (2).
As oportunidades para concorrentes com nível médio/técnico concentram-se nos empregos de assistente I (R$ 3.045,83), técnico I (R$ 3.045,83) e técnico II (R$ 3.700,90). Os profissionais podem trabalhar nas especialidades de meteorologia (14 vagas), TI (1), contabilidade (13), administrativo (18), informática (35), laboratório (2) e eletrônica (19). Para técnico I – operador (10) é preciso ter apenas nível médio. Todos os cargos do concurso são para jornadas de trabalho de 40 horas semanais.
LOCALIDADES
As oportunidades estão distribuídas em Brasília/DF (165), São Paulo/SP (11), Manaus/AM (9), Belém/PA (9), Recife/PE (11), Salvador/BA (5), Belo Horizonte/MG (8), Rio de Janeiro/RJ (5), Porto Alegre/RS (8), Cuiabá/MT (6) e Goiânia/GO (5).
PROVAS E INSCRIÇÕES
O processo seletivo contará com exames objetivo e discursivo para todas as funções, além de avaliação de títulos para os postos de nível superior.Em data ainda a ser informada, os interessados deverão confirmar participação no site da Consulplan, organizadora do certame. As taxas são de R$ 22,50 para nível médio/técnico e de R$ 45 para superior.

IFPA inicia inscrições para 115 vagas para professor 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) lançou edital de concurso com 115 vagas para professor da carreira do ensino básico, técnico e tecnológico em diversos campi. 
As carreiras oferecidas são para as seguintes áreas do conhecimento: engenharia – diversas especialidades (27 vagas), filosofia (4), física (7), libras (3), informática (15), automação industrial (2), pedagogia (4), letras (9), gestão ambiental (2), matemática (6), geografia (2), administração (4), agrimensura (1), eletrotécnica (2), educação física (2), ciências biológicas (3), artes (2), história (3), sociologia (2), recursos pesqueiros (2), química (1), arquitetura (1), agronomia (2), tecnologia de alimentos (2), inspeção de produto animal (1), zootecnia (2), bioquímica (1), enfermagem (1), psicologia (1), ciências contábeis (1) e design (1).As oportunidades estão distribuídas em 17 campi do Instituto Federal, Abaetetuba (10), Bragança (6), Marabá industrial (12), Marabá rural (10), Tucuruí (11), Conceição do Araguaia (8), Parauapebas (5), Paragominas (2), Santarém (11), Itaituba (8), Altamira (5), Vigia de Nazaré (4), Óbidos (3), Castanhal (7), Belém (5), Breves (5) e Cametá (3).
REMUNERAÇÃO
O salário inicial oferecido no certame é de R$ 3.594,57; este valor pode ser acrescido de retribuição por titulação, chegando a R$ 8.049,77 para doutores. A jornada semanal de trabalho é de 40 horas com dedicação exclusiva. Os futuros servidores do órgão terão direito, também, a auxílio-alimentação de R$ 373 e auxílio para pré-escola de filhos menores de seis anos, no valor de R$ 66. 
Os interessados no concurso poderão se inscrever no período que inicia em 15 de junho e vai até 3 de julho, no site do IFPA, com taxa de R$ 100.


terça-feira, 9 de junho de 2015

Prefeitos da Amut e Amucan reúnem com presidente do TCM-PA em Santarém

O prefeito de Juruti, Marco Aurélio Dolzane do Couto estará participando dessa importante reunião em Santarém.

Prefeito Marco Aurélio
Dolzane, de Juruti
Os prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica,Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará (Amut) e Associação dos Municípios da Calha Norte (Amucan) vão se reunir na tarde desta terça-feira (9) com o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), conselheiro Cezar Colares.
Eles irão discutir sobre os novos procedimentos para a remessa da prestação de contas ao TCM do Pará.
Após a reunião, que ocorre num hotel, haverá a Assembleia Geral Ordinária, na qual serão discutidos o Plano Municipal de Saneamento Básico e Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, com a presença de representantes da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra); o seminário: Fortalecimento das Receitas Tributárias Municipais; e a definição da data da próxima Assembleia Ordinária da Amut.
Pela manhã, o presidente do TCM fez uma visita técnica à unidade regional do órgão em Santarém. Na quarta-feira (10) pela manhã, ele irá participar do 1º Seminário de Capacitação para Conselhos Escolares. A capacitação faz parte do convênio assinado entre TCM-PA e Secretaria de Estado de Educação (Seduc) na orientação e fiscalização dos recursos aplicados.

Adepará apreende 170 animais sem documentação em Juruti

G 1 Santarém
Gado apreendido que vinha para Juruti
Uma equipe do posto flutuante da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) apreendeu aproximadamente 170 animais que eram transportados sem Guia de Trânsito Animal (GTA) em Juruti , oeste do Pará, na sexta-feira (5). Os animais eram conduzidos em uma balsa e vinham de Monte Alegre, na mesma região.
Juruti está localizado próximo ao Amazonas, estado considerado de médio risco para a febre aftosa. A fiscalização é para garantir a manutenção do Pará como área livre da doença.
Segundo a Adepará, a carga passou por vistoria e foi lavrado o auto de infração, logo após a abordagem da embarcação. “Essa é uma área que tem controle de trânsito permanente feito pela Adepará, por meio de postos de fiscalização terrestres e flutuantes, especialmente por ser fronteira com o Amazonas, que diferentemente do Pará, ainda não é livre da febre aftosa. Além da importância de defesa sanitária animal, estarmos livre da doença é fundamental para a economia do Estado e do país”, explica o diretor geral da Adepará, Luciano Guedes, por meio da assessoria de comunicação.
A primeira campanha de vacinação contra a febre aftosa foi realizada durante todo o mês de maio com a meta de manter o estado libre da doença. A confirmação da vacinação deve ser feita até o dia 15 de junho. Quem não confirmar será punido. Após a verificação da quantidade de animais vacinados é que será possível estabelecer a classificação do estado em relação à doença.

Deputado Chapadinha garante apoio à administração de Marquinho em Juruti

Marquinho Dolzane recebeu deputados
Chapadinha e Hilton Aguiar
Em recente visita à cidade de Juruti, o deputado federal Francisco Chapadinha (PSD), mesmo partido do prefeito da terra tribal, dedicou total apoio ao gestor Marquinho Dolzane a fim de que a administração possa alcançar seus objetivos de proporcionar melhores dias à população.
Em entrevista à Imprensa, Chapadinha disse que fez uma promessa de ajudar todos os municípios onde ele recebeu votação no último pleito para a Câmara dos Deputados. "Conseguimos emplacar uma emenda de R$ 2.500 milhões e estamos dividindo esse bolo entre os dez municípios do Oeste do Pará onde tivemos votos, como é o caso de Juruti", disse o parlamentar federal.
Em conversa com o prefeito de Juruti, Chapadinha elogiou a administração de seu correligionário dizendo que tem acompanhado as informações de Juruti que são as melhores possíveis, principalmente na realização de obras e no pagamento em dia dos salários dos servidores.
Para a terra tribal, Chapadinha garantiu verba de 250 mil reais para a construção de uma praça cujo local já está previamente definido, deve ser o bairro Nova Jerusalém, área nova da cidade que carece de investimentos públicos.
Visita feita ao trecho comprometido do
cais de arrimo de Juruti

Seu irmão Hilton Aguiar, que é deputado estadual pelo Solidariedade, também esteve na visita e garantiu apoio financeiro para a construção de uma quadra esportiva, cujo local deve ser o bairro central, numa área em frente a Igreja Assembleia de Deus. 
O prefeito Marco Aurélio recebeu com satisfação a visita dos deputados, agradeceu o apoio e reforçou a intenção de realizar um trabalho conjunto para o desenvolvimento de Juruti, como algumas demandas que Juruti tem em Brasília como no Dnit, Ministério das Cidades e outros.

Comediante indica praia paraense de Alter do Chão em jornal

Comediante recomendou a praia de Alter do Chão
Confira abaixo a coluna de Fábio Porchat, publicada ontem no Estadão. Ele defende o turismo nacional e indica a praia de Alter do Chão aos seus leitores.
Agora que o dólar chegou ao preço da gasolina, viajar para Nova York virou um problema. Paris e Miami se tornaram sonhos distantes. Li que o turismo interno está para crescer vertiginosamente. Já falei aqui uma vez de como o Brasil é incrível e de que como os brasileiros não conhecem o Brasil. A desculpa da maioria é: aqui dentro é caríssimo! Pronto, agora, lá fora está carissíssimo. Chegou a hora de viajar em real. Mas antes de decidir ir a Foz do Iguaçu, Porto de Galinhas ou Salvador (lugares ótimos, aliás), gaste 15 minutos a mais no Google e descubra que nosso país é muito mais inacreditável do que você pensa. E alguns dos lugares, de que vou falar aqui, a maioria nunca nem ouviu falar. Eu era um desses até algum tempo atrás. Quer ver? 

Alter do Chão, em Santarém, também conhecida como Caribe brasilero (Foto: Divulgação)
"Já ouviu falar em Alter do Chão? É conhecido como o Caribe brasileiro. Um lugar cheio de praias de rio, lá no Pará, que deixa qualquer um de queixo caído. De quebra, você ainda pode nadar com os botos. Ainda no Pará, tem a Ilha de Marajó, que provavelmente você lembra do nome, mas nunca imaginou que pudesse ser um destino atraente. Além das praias, de rio e de mar, o contato com os búfalos é inesquecível. Quando estava num safári pelo Quênia e contei que aqui tínhamos búfalos, ninguém acreditou. Nem os quenianos, nem os brasileiros que estavam viajando comigo". 
Se você é mais aventureiro deveria descobrir o Jalapão logo ali no Tocantins/Piauí. Dunas que se parecem com desertos, visual montanhoso deslumbrante e lagos lindos. Tudo isso num mesmo passeio. A Chapada Diamantina já é um pouco mais conhecida, trilhas pelas montanhas e cânions e cachoeiras incríveis bem pertinho, na Bahia, mas igualmente esquecida. Outra chapada, um pouco menos badalada, mas também cheia de atrativos é a dos Veadeiros, ali, do lado de Brasília, no Estado de Goiás. Não tão pertinho, mas tão bonito quanto é o Monte Roraima, vocês podem imaginar onde ele se encontra, que pode ser escalado, ou se pode chegar lá no alto de helicóptero. Se seu lance é caverna, aqui em São Paulo tem as sensacionais Cavernas do Petar, que você pode entrar, mergulhar e explorar tranquilamente. Vale levar os adolescentes. Se você quer praia, Maracajaú pode ser a sua pedida.
Alter do Chão conhecida como Caribe da
Amazônia encanta os de fora e é ignorada pelos
moradores locais
Láááaáá no Rio Grande do Norte e com tudo o que se pode ter direito, quando o assunto é mergulhar. O Delta do Parnaíba é um ótimo aliado dos Lençóis Maranhenses. Pertinho um do outro, são ambientes peculiares e muito bonitos. Se o seu negócio é arte, Inhotim, a 60 quilômetros de BH é uma Disneylândia para adultos. O maior museu de arte moderna a céu aberto do mundo é dos melhores programas de todos. Obras de arte impactantes, enormes instalações com as quais você pode interagir, é deixar a imaginação correr solta. Uma dica é: leve sunga. O Brasil é bem mais do que Fernando de Noronha, Pantanal, Bonito, Abrolhos, Rio, as cidades históricas de Minas, Manaus e a floresta Amazônica. (Todos lugares imperdíveis.) Pesquise e viaje pelo Brasil. Aqui é o melhor lugar do mundo!

terça-feira, 2 de junho de 2015

Vereadores sabatinam diretor da Celpa sobre falta de energia

Presidente da Câmara Elivan Rocha com o vereador Edjânio
Peruano e o diretor da Celpa Carlindo Júnior
A Câmara Municipal de Juruti realizou na manhã desta terça-feira, uma sessão pública com a presença do diretor da Celpa Carlindo Júnior. 
A sessão contou com a presença dos vereadores, empresários, população em geral e a Imprensa. Objetivo foi fazer com que a Celpa regularize o fornecimento de energia em Juruti onde as constantes interrupções vêm causando enormes prejuízos para todos. 
A proposta da sessão foi do vereador Janisson Natividade e aprovado por todo o plenário. O presidente da Câmara, Elivan Rocha, disse que esse é o papel do Legislativo, buscar soluções para as demandas da população. Segundo Elivan, a Câmara espera uma proposta concreta da Celpa para o problema. 
O diretor da Celpa, Carlindo Junior, admitiu que o problema existe, mas que a empresa está tomando as medidas, com manutenção e melhorias na rede. Disse que a Celpa não compactua com irregularidades e que vai apurar os abusos denunciados pelos vereadores.
A Associação Comercial e Empresarial de Juruti (Acej) esteve representada na sessão pelo empresário Gustavo Hamoy que relatou que a classe vem sendo muito prejudicada por causa das falhas no fornecimento de energia. 
Plenário da Câmara Municipal de Juruti

Aberta a XI Semana do Meio Ambiente em Juruti

Prefeito Marco Aurélio fala na abertura da XI Semana
do Meio Ambiente de Juruti
No início da manhã de segunda-feira (1), ocorreu a abertura da XI Semana do Meio Ambiente, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Juruti (STTR), com a presença do prefeito Marco Aurélio Dolzane, vice-prefeito Jonas Morais, secretários Amarildo Nascimento (Meio Ambiente), Otávio Barbosa (Planejamento), Alex Guedes (Produção) e Audenor Matias (Governo), lideranças de outras entidades, como o CONJUS e comunitárias. Este ano o tema é “Projeto bairro sustentável”, voltado para as questões de resíduos sólidos.
Segundo o prefeito, Juruti é um município bem à frente nessa questão. “Estamos muita à frente de outros municípios, já que temos o Plano Municipal de Resíduos Sólidos pronto. Devemos ser mais responsáveis pelo lixo. É um processo demorado, envolve muita discussão, porém o importante é que já iniciamos o trabalho. Quero parabenizar o secretário Amarildo pela iniciativa e tenho certeza que Juruti será referência em sustentabilidade em pouco tempo”, garantiu.
Plenária da Semana do Meio Ambiente
de Juruti
O vice-prefeito Jonas Morais também aproveitou o momento de abertura para pedir que todos se autoavaliem sobre o que estão fazendo em prol do meio ambiente. “Nós como lideranças, formadores de opinião, o que estamos fazendo pelo meio ambiente? Essa semana deve ser reflexiva porque pensar o meio ambiente é pensar no outro também”, disse Jonas. Já o secretário Amarildo Nascimento aproveitou para parabenizar e agradecer aos parceiros e ratificar que sozinho o Poder Público não consegue nada. “Precisamos de parceiros”.

A Semana de Meio Ambiente é realizada pela Prefeitura de Juruti, através da SEMMA, tendo a parceria do CONJUS e Serraria Aipim e vai até o dia 03 de junho. Dentro da programação teremos: oficinas com feirantes, oficinas sobre saúde e qualidade de vida,  oficina sobre conservação do Lago do Jará, feira de troca, palestras e reuniões com lideranças de comunidades e dos distritos de Juruti. 
Fonte: CMC/PMJ