quinta-feira, 22 de maio de 2014

TRIBOS DE JURUTI JÁ ESTÃO EM CLIMA DE FESTRIBAL


Juruti já está em clima de Festribal. Os preparativos para o XX Festival das Tribos Indígenas de Juruti (Festribal) começaram desde o mês de abril, quando as duas agremiações que abrilhantam a festa iniciaram os trabalhos. A primeira ação foi a eleição interna e depois apresentação dos novos itens que concorrem à pontuação dos jurados. Tanto Muirapinima como Munduruku fizeram suas festas de apresentação dos novos itens. Foi nesse mês também que os cantores e compositores entraram em estúdios para a gravação dos cantos tribais em CDs e DVDs.
Agora no mês de maio acontecem as festas de lançamento desses produtos, sendo que a Tribo Munduruku (amarelo e vermelho), apresentou seu produto para a grande torcida no último sábado, dia 17 de maio. Neste sábado, 24 de maio, é a vez da Tribo Muirapinima (azul e vermelho) entrar em cena e não apenas apresentar seus novos cantos tribais, mas gravar seu e DVD ao vivo. A festa está sendo preparada com muito carinho e algumas surpresas são esperadas para o momento.
Cada tribo de Juruti tem seu espaço de apresentação, sendo que a Tribo Munduruku se apresenta no Universo Munduruku e a Tribo Muirapinima tem como sede a Aldeia Muirá. Munduruku é chamada de "Tribo Verdadeira" e Muirapinima é chamada de "Tribo do Povão". Além disso, a partir deste ano, as duas tribos ganharam um novo espaço denominado de "Galpão das Tribos", uma conquista junto ao Governo do Estado.

Todos esses eventos anunciam o Festribal que este ano acontece no último final de semana de julho, portanto, nos dias 31de julho e 1 e 2 de agosto no local chamado de Tribódromo, sendo que no dia 26, uma quinta-feira, é destinada para a "Festa dos Visitantes" que geralmente tem a participação de uma grande atração musical em nível nacional. Nesse sentido já tivemos por aqui bandas como Calypso, RPM, Roupa Nova, Biquini Cavadão, Cidade Negra, etc. Na sexta-feira acontece a apresentação das duas tribos na categoria mirim e no sábado é a vez das tribos principais disputarem o título. O vencedor é anunciado no domingo à tarde no Tribódromo. 
O prefeito do município Marco Aurélio Dolzane do Couto (PSD) declarou que tem um carinho muito grande pelo Festribal. Para ele essa é a maior identidade cultural do município que já se tornou patrimônio cultural do Estado do Pará. Por isso, já acionou a Secretaria Municipal de Cultura para agendar uma grande atração para a Festa dos Visitantes que este ano está entre uma banda de forró ou sertanejo. Segundo o prefeito, o evento tem uma despesa em torno de R$ 3 milhões, cuja maior parte sai dos cofres do município e outra parte vem de ajuda do governo do Estado e empresas privadas.
Outro detalhe interessante que faz parte do Festribal é o intercâmbio que Juruti mantém com Parintins, onde acontece o Festival dos Bois Caprichoso e Garantido, pois boa parte dos dançarinos das tribos se muda para a Ilha Tupinambarana para participar daquele festival. As parcerias foram feitas de forma que os membros da Tribo Munduruku dançam no Boi Caprichoso e os da Trib
o Muirapinima, pelo Boi Garantido.
O mesmo acontece por ocasião do Festribal de Juruti quando artistas e dançarinos de Parintins se mudam para Juruti para participarem das danças e confecções de fantasias e alegorias para os grupos locais. Esse entrelaçamento artístico-cultural só serve para engrandecer ainda mais tanto o Festival dos Bois como o Festival das Tribos, sem dúvida, os dois maiores eventos folclóricos da Amazônia, que já levaram para o Brasil e para o mundo os nomes de Parintins e Juruti.
Para maiores informações sobre o Festribal de Juruti.
www.juruti.pa.gov.br
(93) 91242674 e 91716977 (Comunicação) 
(93) 91760680 (Prefeito)
Por: Rui Neri, professor e jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA AQUI SEU COMENTÁRIO