O prefeito e biólogo Marco Aurélio fez questão de participar da soltura de quelônios |
Os animais foram levados à comunidade pela BIEMA – Base Integrada de Educação e Meio Ambiente, coordenada pela Prefeitura, através da SEMED (Educação) e SEMMA (Meio Ambiente).
A soltura é a última etapa de um trabalho que teve início em setembro do ano passado, com a coleta dos ovos nas praias que se formam nas comunidades. Após a coleta, os ovos foram mantidos numa chocadeira natural, às margens do rio e dos lagos. Em novembro os quelônios começaram a nascer, e de lá pra cá ficaram em criatórios, recebendo tratamento e alimentação adequados. De acordo com levantamento da BIEMA, de 2008 a 2013 foram entregues ao rio e aos lagos de Juruti, mais de 170 mil quelônios. Desse total, 17.410 só na região da Ilha do Chaves.
ENERGIA – Antes da soltura dos quelônios, o prefeito Marco Aurélio Dolzane do Couto e o vice-prefeito Jonas Morais, acompanhado por secretários do governo e vereadores, entregaram aos moradores da Ilha do Chaves a rede elétrica de 3.200m, com motor de luz de 59 HP e gerador de 30 KVA.
A obra foi aprovada no Orçamento Participativo realizado no ano passado, e vai beneficiar 33 famílias da comunidade.
Na solenidade de entrega da obra, o presidente da Ilha do Chaves, Welington Batista, fez um agradecimento especial e reconheceu que a energia elétrica vai melhorar a qualidade de vida dos habitantes da comunidade. O termo de entrega da obra foi lido pelo secretário de Integração Comunitária, Antonio Marcos Tavares, e assinado por ele, pelo prefeito Marco Aurélio e entregue ao presidente da comunidade.
Gerador entregue à comunidade de Ilha do Chaves |
Também foi feito um agradecimento especial aos comunitários e à Associação das Comunidades da Região de Juruti Velho (ACORJUVE), que contribuíram, por exemplo, na retirada dos postes, um total de 160. A tão esperada energia elétrica chegou através de um esforço do governo municipal e dos comunitários.
A solenidade, realizada na escola municipal Merandolina Castro, contou com a presença dos comunitários, dos vereadores Pedro Natividade, Cleverson Mafra e Fladimir Andrade, e dos secretários Amarildo Nascimento (SEMMA), Marcel Gonçalves (SEMCOM), Sebastião Soares (Governo), e do Pastor Dário Ferreira, que na abertura da programação conduziu a bênção especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
FAÇA AQUI SEU COMENTÁRIO