Padre Alfonso com o prefeito Marco Aurélio e vice-prefeito Jonas Morais |
O prefeito de Juruti, Marco Aurélio Dolzane do Couto, acompanhado da secretária de Educação, professora Régia Pinheiro, e demais membros do governo, participou na manhã de 3ª feira, 22, de uma sessão solene na Câmara de Vereadores, oportunidade em que o Poder Legislativo concedeu o Título de Cidadão Jurutiense ao Padre Alfonso Blumenfeld, que há mais de 40 anos vive neste município.
De acordo com o vereador Cleverson Mafra, autor do requerimento, Padre Alfonso teve participação ativa na implantação de importantes serviços que contribuíram com o desenvolvimento do município. O parlamentar lembrou, por exemplo, a implantação do Projeto Casulo, que educou centenas de crianças e ainda tem colaborado na área educacional de Juruti; a fundação do STTR – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Juruti; a fundação de comunidades rurais, como a Rai Fran e Boa Vista; a implantação do Grupo AA – Alcoólicos Anônimos; o incentivo à pratica do artesanato; a promoção de cursos de formação de lideranças etc.
O Padre, que chegou a Juruti em 1973, atuou na Região de Juruti Velho no período de 2006 a 2012, ajudando a consolidar a Associação das Comunidades da Região de Juruti Velho – ACORJUVE.
No período de 1996 a 2002, foi Reitor do Seminário São Gaspar, em Belém. E por recomendações médicas, desde o ano passado Padre Alfonso Blumenfeld tem exercido suas funções nas comunidades Cristo Rei e Santa Clara.
Antes de receber o Título de Cidadão Jurutiense, Padre Alfonso Blumenfeld agradeceu a todos os vereadores que aprovaram por unanimidade o requerimento apresentado por Cleverson Mafra. Comparou os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário às Três Pessoas Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) pedindo que assim com a Santíssima Trindade, possam trabalhar de forma harmoniosa em prol do povo de Juruti. O Padre estendeu a homenagem aos mais necessitados, àqueles que vivem à margem da soc
iedade.
Vereadores da Câmara Municipal de Juruti |
Para ele, esse título vem reforçar o compromisso dele e de cada cristão na formação de uma sociedade mais justa, fraterna. “Esperamos que a vida do jurutiense possa avançar, em maturidade, respeito mútuo. Que saibamos vencer as drogas, a violência e tudo isso que tem afetado o nosso povo. Que possamos continuar esse trabalho de evangelização com a graça de Deus”, destacou o religioso.
Padre Alfonso Blumenfeld, 80 anos, que deve ir à Alemanha em breve, pretende retornar a Juruti em curto espaço de tempo, e acredita que os trabalhos implementados com a ajuda dele na região terão continuidade com o apoio dos moradores de Juruti “Se a minha saúde permitir eu quero retornar a Juruti brevemente”, finalizou.
A Sessão Especial contou ainda com a participação do prefeito Marco Aurélio Dolzane do Couto, do vice-prefeito Jonas Moraes, das Irmãs Brunildes e Deca (Maristelas), alunos e professores de Casulos e da Escola Paroquial Nossa Senhora da Saúde, Padres e lideranças Católicas e Evangélicas. Durante seu pronunciamento, o prefeito jurutiense, destacou os relevantes serviços prestados pelo padre Afonso, sua simplicidade e forma de atuar sempre focado no Evangelho. Disse que as portas do município estarão sempre abertas para que o religioso possa voltar e continuar seu trabalho aqui.
"Estamos apenas fazendo justiça a um homem de Deus que dedicou sua vida à evangelização, que adotou o Brasil e Juruti como sua segunda pátria", disse o prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
FAÇA AQUI SEU COMENTÁRIO