Marquinho e Jonas, exemplo de administração em Juruti |
Por: Benedito Eusébio Duarte (Antropológo e pesquisador)
O governo do prefeito Marquinho e do vice Jonas Morais, de Juruti, tem sido um verdadeiro exemplo de como uma cidade pode prosperar apesar da crise financeira que atinge boa parte dos municípios brasileiros.
A atual administração tem sido marcada pela ousadia do prefeito de superar os obstáculos e fazer tudo aquilo que a população precisa, embora se perceba que as pessoas querem mais e com rapidez, porém, temos que ter consciência de que no setor público as coisas demoram para acontecer, não pela vontade do prefeito e dos vereadores, mas por conta da natureza do serviço público onde a burocracia ainda é muito pesada.
Por mais que a vontade do gestor seja grande de solucionar os problemas, as regras estabelecem etapas que precisam ser cumpridas para que os projetos sejam aprovados e o dinheiro liberado para a execução da obra.
Geralmente quem aprova os projetos e libera os recursos são os governos Estadual e Federal, todavia, quem acaba levando a culpa pela lentidão são os municípios por estarem mais próximos do povo.
Em Juruti temos comprovado que, apesar disso tudo, as coisas acontecem. Quem tem bom senso e age com responsabilidade percebe uma cidade que, apesar de pequena e distante mais de mil quilômetros da capital, Belém e não Manaus, tem obras espalhadas por todos os lados, senão vejamos: Campus da Ufopa, Galpão das Tribos, Prédio da UIPP Estadual, Centro de Saúde do Centro, Quadra Poliesportiva da Escola Maria Lúcia, Rua Horizonte Bentes da Cunha, Contenção das terras caídas, construção de calçadas, etc.
Além disso, temos informações do prefeito Marquinho que obras significativas estão previstas para o decorrer de seu governo, como: construção do novo porto da cidade no valor de mais de 13 milhões de reais, rebaixamento do linhão da Calha Norte que levará energia de Tucuruí até Juruti, recuperação da Rodovia Translago (PA 257) numa extensão de aproximadamente 70 quilômetros, implantação do programa habitacional Minha Casa Minha Vida com previsão de construção de mais de 1.300 unidades, implantação do Programa Luz Para Todos, mecanização agrícola...
Uma obra que não é apenas física, mas acima de tudo social, pode ser considerada uma das mais importantes dos últimos tempos e deste governo, é a regionalização do Hospital 9 de Abril, construído e aparelhado pela Alcoa com o que há de mais moderno em termos de equipamentos hospitalares.
Caso isso aconteça e o hospital funcione como referência de média complexidade o prefeito Marquinho pode ter a certeza de que fez uma das mais significativas e importantes obras para o povo de Juruti e da região da Calha Norte.
Como antropológo e pesquisador, conheço a maioria dos municípios paraenses e fiquei impressionado com o nível de desenvolvimento de Juruti, pois enquanto a maioria dos municípios pequenos mal consegue pagar os salários de seus servidores, Juruti ainda constrói escolas, estradas, pontes, microssistemas de abastecimento de água, redes de energia, postos de saúde, distribui água de qualidade de graça, fornece combustível para as comunidades rurais, etc, tudo com recursos próprios.
Não poderia também deixar de parabenizar Marquinho e Jonas pelo comoromisso com a educação. Tomei conhecimento de que em Juruti os profissionais da educação têm PCCR feito pela própria Prefeitura, recebm o Piso Salarial Nacional com várias vantagens e ainda fazem cursos de especialização custeados pelo município.
Me surpreendi também quando o prefeito me informou que Juruti tem hoje mais de 20 mil alunos nas salas de aulas nas redes Municipal, Estadual, Federal e particular. Isso é quase a metade da população, o que mostra o compromisso da Prefeitura com esse setor.
Mas, por quê então que, apesar dessa realidade favorável, ainda têm aqueles que condenam os gestores e vereadores? A minha resposta é simples. É bíblico, as mesmas pessoas que elegeram Jesus seu rei o condenaram à morte uma semana depois.
Só pessoas corajosas, determinadas e, acima de tudo, ousadas, conseguem obter tanto sucesso nuna administração de um município pequeno. Isso também se credita à qualidade de sua equipe de Governo sem a qual não seria possível obter êxito.
Por isso, não tenho dúvida de afirmar, Juruti é um pequeno município no interior do Pará, mas um grande exemplo de desenvolvimento e compromisso social para todo o Brasil.
Benedito Eusébio Duarte
Obs: os artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
FAÇA AQUI SEU COMENTÁRIO